terça-feira, 4 de janeiro de 2011

¨Que opinião tendes de vós mesmo?¨










Tomás de Kempis


O devoto Frei Rufino, em uma visão que teve da glória a qual chegaria o grande São Francisco, por sua humildade, fez-lhe esta pergunta: ¨Meu caro pai, eu vos suplico dizer-me na verdade que opinião tendes de vós mesmo¨. E o santo lhe disse: ¨Na verdade eu me considero o maior pecador do mundo e aquele que menos serve a Nosso Senhor¨. ¨Mas, replicou Frei Rufino, como podeis dizer isto de verdade e em consciência, uma vez que muitos outros, como se pode ver claramente, cometem muitos pecados graves, dos quais, graças a Deus, estais isentos?¨.

Ao que São Francisco respondeu: ¨Se Deus tivesse favorecido esses outros, dos quais falas, com tanta misericórdia como me favoreceu, estou certo de que, por maus que sejam agora, eles teriam sido muito mais reconhecidos pelos dons de Deus do que eu, e o serviriam muito melhor do que eu. E se meu Deus me abandonasse, eu cometeria mais maldades do que nenhum outro...¨.

Excerto do capítulo 2 (¨Do humilde pensar de si mesmo¨) do livro Imitação de Cristo, de Tomás de Kempis, Editora Vozes

Nenhum comentário: