quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Deus, por quê é mais importante obedecer do que sacrificar?


Entre as muitas formas maravilhosas de Deus agir e demonstrar seu amor, sabedoria, graça e poder uma que me cativa é a de falar conosco em nosso ambiente particular e levando em conta particularidades e peculiaridades. Com alguns Deus fala de uma forma, com outros, de outra, e sempre tremendamente.

Comigo percebo que Deus fala usando não raramente duas situações além das tradicionais de leitura, meditação, oração, essas coisas por assim dizer mais previsíveis. Ele fala durante o banho, quando me surgem geralmente idéias, ou respondendo a perguntas que lhe faço. E, neste caso, quase sempre também me fazendo perguntas que me levam a conclusões reveladoras, as quais creio que são de Deus porque me surgem muito vivas no coração.

Recentemente, por exemplo, o Ronaldo Morais, um pastor amigo, de nosso presbitério em Valinhos, pessoa bacana, exceto o fato de ser palmeirense crônico, citava o texto de que para Deus é mais importante obedecer do que sacrificar, enfatizando a obediência (I Sm 15:22 remete à história de Saul que sacrificou antes da ordem de Samuel e Mc 12:33 aborda o fato de que amar a Deus de todo o coração é maior que qualquer sacrifício). E eu perguntei a Deus no meu íntimo:

- Queria entender um pouco mais por quê é mais importante obedecer do que sacrificar?

A resposta que tive e a conclusão a que cheguei, transcrevo aqui:

Entendi que o sacrifício do Antigo Testamento era feito a Deus em cheiro suave de pequenos animais no altar, como ovelhas, tipificando a morte de Cristo. Já o sacrifício do Novo Testamento é caracterizado pelo próprio Cristo no altar. E como Cristo devemos ser: em vez de sacrificar coisas alheias no altar, que não nos custam tanto, sacrificamos a nós mesmos. Por isso é mais importante obedecer do que sacrificar, porque para sacrificar alguma coisa não há tanta renúncia, no máximo perderemos uma ovelha ou uma pomba. Podemos sacrificar, por exemplo, um jogo de TV do time que gostamos e oferecer aquele tempo do futebol em favor de alguém ou do próprio Deus. Isto exige renúncia, é um sacrifício, é verdade, mas ele é pouco quando comparado ao coração totalmente rendido a Deus (obediente), que sacrifica a si no altar. Ao sacrificar-se esta pessoa está obedecendo por completo, sacrificando a si mesma, por inteiro, e não apenas alguma coisa sua ou que lhe agrade.

O sacrifício religioso pode ter aparência espiritual e até ser espiritual em certo momento, com renúncia de algo incluída, mas tem data para acabar e não passa disso. O sacrifício por obediência envolve a renúncia completa, sem data para terminar porque ali todo meu ser (tudo o que sou, o que tenho, o que sinto, enfim) está no altar. É por isto também que é mais importante obedecer do que sacrificar.

(Luiz Montanini)

Um comentário:

x disse...

Nossa, gostei muito. Parabéns, pastor,e que Deus continue te usando assim, tremendamente. Abraço.